sexta-feira, 27 de abril de 2012

Após liminar contra maus-tratos, rodeio é suspenso em Ribeirão


Quinta-feira, 26 de Abril de 2012 - às 23h35

Justiça determinou que peças como o sedém não podem ser usadas.
Organização atribuiu cancelamento à chuva e prometeu recorrer na sexta.

Do G1 Ribeirão e Franca

Foi cancelada nesta quinta-feira (26) a realização de um rodeio em Ribeirão Preto (SP) após
decisão liminar da Justiça proibir o uso de instrumentos que possam caracterizar maus-tratos contra os animais utilizados nas montarias. A Polícia Militar esteve na arena para cumprir a decisão e informou aos organizadores que apreenderia touros e cavalos que fossem colocados no recinto.
saiba mais
Decisão liminar proíbe uso de sedém em rodeio de Ribeirão Preto, SP

Duas horas após o horário previsto para o início das competições – às 20h –, representantes das empresas que organizam o Ribeirão Rodeo Music anunciaram que desistiriam, somente nesta quinta-feira, de realizar o rodeio. O grupo não atribuiu o cancelamento à decisão judicial, mas sim à chuva que teve início à tarde.
Os realizadores também comunicaram que pretendem recorrer da decisão nesta sexta-feira (27) e que as montarias previstas para os próximos dias – o evento vai até 30 de abril – ocorrerão normalmente. Eles alegam que têm respaldo de uma decisão judicial de 2005 para prosseguir com a atividade no município.

Entenda o caso
A 2ª Vara Cível de Ribeirão Preto (SP) decidiu de forma liminar nesta quinta-feira que estão proibidos no rodeio o uso de artigos que possam de alguma forma provocar ferimentos nos bichos. O texto cita peças como cordas, pateiras, esporas, choques elétricos, laços e o sedém – instrumento que pressiona o órgão genital do animal para que ele salte.
A liminar, concedida em favor da Associação Focinhos S.A, estipula multa diária de R$ 50 mil para as empresas que promovem a montaria em caso de descumprimento.