domingo, 8 de abril de 2012

Treze cães ganham novos lares em feira de adoção realizada em Criciúma (SC)

Vida nova - 08 de abril de 2012 às 15:00


Foto: Reprodução

Até o início da tarde deste sábado (7), 13 cães já haviam ganhado novo lar graças à Feira de Adoção promovida pela ONG SOS Vita-Lata, na Praça do Congresso, em Criciúma (SC). Segundo os voluntários da ONG, o número é pequeno, se comparado a outras edições da feira.
Conforme uma das fundadoras e voluntárias da ONG, Geórgia Feltrin Rosa, na semana que vem a feira será montada no estacionamento do Bistek. “Lá costuma ser bem movimentado”, afirma.
Para adotar um cão, é preciso ter em mãos RG, CPF e um comprovante de residência atual, além de assinarem um termo de posse responsável, assumindo assim as responsabilidades e cuidados com o animal.
Todos os animais estão desverminados e seus futuros tutores são orientados sobre a vacinação. Voluntários da ONG fazem acompanhamentos e visitas aleatórias aos animais doados, para verificar se a nova família está suprindo as necessidades do bicho e prevenir que alguns voltem à situação de abandono.

Fonte: ClicaTribuna

Organizadores sonham em tornar rodeio o segundo maior “esporte” do Brasil

Investimentos em crueldade - 08 de abril de 2012 às 10:00

por Robson Fernando de Souza (da Redação ANDA)


A Professional Bull Riders Brazil (PBR Brazil), organizadora de rodeios no Brasil, quer tornar o rodeio o segundo maior “esporte” do Brasil, e pretende investir alto para cumprir esse objetivo. Almejando um público tão grande quanto o dos grandes jogos de futebol (e muito mais dinheiro, como é fácil de se perceber), prometendo uma premiação milionária para os peões e assinando contratos com emissoras das TVs aberta e fechada, a meta da organização é audaciosa e pretende alienar milhões de brasileiros à questão da exploração animal e atraí-los às arquibancadas das arenas.
É, com a licença da subjetividade, um monstro que se torna mais e mais poderoso e não vem cedendo à mobilização. Isso nos leva a duas conclusões: o movimento de defesa animal precisa intensificar, profissionalizar e tornar abolicionista sua mensagem, na maior diversidade possível de veículos de comunicação. Precisa também se politizar, de modo a não mais depender tão vitalmente da péssima “boa vontade” de centenas de políticos muitos dos quais são justamente interessados na perpetuação da exploração econômica de animais, inclusive em rodeios.
Só assim, com a robustificação da defesa animal antirrodeio brasileira, poderá haver condições de peitar os interessados nos rodeios tanto na mídia como no Congresso, e tornar a Educação mais forte do que a Alienação.

Estudo revela que animais são capazes de apreciar música

Sensibilidade - 08 de abril de 2012 às 11:00




(Foto: Reprodução/Hype Science)

Quem aqui nunca viu seu animal “cantando” junto com uma música? Mas será que eles gostam do seu estilo musical?
“Nós temos uma tendência humana de nos projetar em nossos animais e assumir que eles vão gostar do que gostamos”, afirma o pesquisador Charles Snowdon.
Mas não é porque você gosta de Mozart que seu cachorro não vai preferir rock. E vice-versa. Ao contrário da ideia convencional de que a música é um fenômeno puramente humano, pesquisas recentes mostram que animais possuem também essa capacidade.
Porém, ao contrário dos nossos estilos, cada animal tem o que Snowdon chama de “música específica para espécies”: estilos familiares para cada espécie em particular.
Com alcances vocais e batimentos cardíacos diferentes dos nossos, os animais não conseguem se conectar ao nosso estilo musical. Estudos mostram que eles geralmente respondem à nossa música com total falta de interesse. Mas com isso em mente, Snowdon trabalhou com o tocador de violoncelo e compositor David Teie, para compor músicas específicas aos animais.
Em 2009, eles compuseram duas músicas para macacos, com vozes três oitavas superiores a nossa e ritmo cardíaco duas vezes maior. A música soava estranha para os humanos, mas os animais pareceram gostar. Agora, a dupla está compondo música para gatos, e estudando a reposta animal a isso.
“Nós estamos trabalhando para criar uma música com uma frequencia próxima a da voz dos gatos, e usando o ritmo cardíaco deles, que é mais rápido que o nosso”, comenta. “Nós descobrimos que os gatos preferem músicas compostas dessa maneira do que a música humana”.
Tem um gato? Teie está vendendo as músicas especiais online (começando com U$ 1.99 por música), através de uma empresa chamada “Music for Cats” (Música para Gatos).
Já os cachorros são mais complicados, principalmente porque eles variam muito no tamanho, na voz e no ritmo cardíaco. Mas se você tem um labrador ou um Mastiff, o gosto pode até ser similar ao seu. “Minha previsão é de que os cachorros grandes podem gostar mais da música humana do que um chihuahua”, afirma Snowdon.
De fato, uma pesquisa da psicóloga Deborah Wells mostrou que os cachorros conseguem discernir entre os diferentes tipos de música humana. “Eles demonstram comportamentos mais relaxados quando escutam música clássica e mais agitados quando ouvem heavy metal”, comenta ela.
Levando em conta essas pesquisas, o que será que seu animal pensa quando ouve Michel Teló?

Fonte: Hype Science

Indústria de peles declara ‘apoio’ a projeto de proteção aos pandas vermelhos para lavar a imagem

Medida estratégica - 08 de abril de 2012 às 6:00

Por Graziella Belliato (da Redação ANDA)

Foto: Reprodução/Igualdad Animal

“A International Fur Trade Federation está muito satisfeita em poder apoiar um projeto internacional para mapear a distribuição do panda-vermelho no Parque Nacional Rara do Nepal”, assim declara, em seu site, a Federação Internacional de Comércio de Peles (IFTF, sigla em inglês), responsável pela morte de milhões de visons, raposas, coelhos, chinchilas e uma infinidade de indivíduos de outras espécies em todo o mundo. As informações são do site Igualdad Animal.
O projeto apoiado por esta indústria antiética é de caráter internacional e estuda a distribuição do panda-vermelho no Parque Nacional Rara do Nepal, onde, aparentemente, as fazendas de criação podem ter um impacto negativo sobre a população destes animais.Segundo a IFTF “a indústria de peles acredita ser necessária a conservação da biodiversidade em todo o mundo”. O presidente da entidade, Mark Oaten, declarou que o comércio “legítimo” de peles de animais se limita às espécies que não se encontram em risco de extinção e que as peles de animais selvagens apenas são utilizadas no caso de espécies “abundantes”.


Foto: Reprodução/Igualdad Animal

Em outubro do ano passado, Oaten se reuniu com a Organização Empresarial Espanhola de Peles (OEEP) para uma reunião de trabalho com os representantes do setor na Espanha. Durante a reunião, o presidente de IFTF apresentou alguns objetivos que, a curto e médio prazo, considera indispensáveis para a promoção desta indústria cruel. Ofereceu, em nome da federação, assessoria jurídica a todas as associações que tiveram problemas com as organizações que defendem os direitos dos animais e aconselhou que não se admita nenhum ataque ou “calúnia” ao setor e seus profissionais. Oaten também sugeriu que se estreitassem as relações com os políticos locais, já que serão eles que decidirão as leis importantíssimas para o setor.
A colaboração em determinados projetos ecologistas de defesa de espécies em risco de extinção poderia ser parte desta série de medidas de promoção, já que poderia melhorar a imagem pública de uma indústria cada vez mais questionada e rejeitada por grande parte da sociedade.
Nota da Redação: Esta iniciativa da IFTF quer fazer com que acreditemos que há uma preocupação com o meio- ambiente por parte dos produtores de pele. O setor peleteiro, porém, é um grande poluidor do meio ambiente e, assim como muitos outros setores, considera os animais como recursos a serem utilizados pelos seres humanos da forma como bem entenderem. É possível encontrar na internet diversas investigações que mostram o que as indústrias que exploram os animais não querem que você veja. Confira aqui fotos de uma investigação realizada pela ONG IgualdadAnimal em fazendas peleteiras na Espanha.
Para quem luta pelos direitos animais, o fato de um indivíduo pertencer a uma determinada espécie não pressupõe privilégios ou a falta deles. Todos os seres sencientes possuem o direito à vida e à liberdade. O direito de não serem tratados como objetos.

Os benefícios do vegetarianismo

Saudável e sem crueldade - 08 de abril de 2012 às 16:00


O vegetarianismo, dieta à base de nutrientes vegetais, têm atraído cada vez mais adeptos influenciados por saúde ou preocupação com sustentabilidade, até por ética e religião.
“Estudos mostram que uma dieta vegetariana diminui o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, mas para isso, é necessário que a alimentação seja equilibrada e variada” aconselha Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde.
Para um cardápio vegetariano saudável, deve-se substituir a gordura saturada pela insaturada, tomar cuidado com o excesso de carboidratos refinado, doces e frituras, comer bastante fibra – encontrada nos grãos integrais e hortaliças – além de optar por alimentos ricos em fitoquímicos antioxidantes e em vitaminas e minerais, como as frutas e verduras.
Flávia destaca, ainda, a importância de se consumir a quantidade diária necessária de proteínas – encontradas na soja e derivados, quinua, amaranto, chia, leguminosas mais cereais integrais, oleaginosas – e ferro, cujos exemplos de fontes em alimentos de origem vegetal são folhas verde escuras, feijões e algas marinhas, entre outros. “O corpo absorve menos o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal. A vitamina C ajuda a potencializar a absorção”, completa Flávia.
Este tipo de dieta pode ser uma opção também para gestantes e crianças. Nesses períodos, porém, como as necessidades nutricionais aumentam, a atenção deve ser redobrada e é necessário que a dieta seja acompanhada por profissional, para que se elabore o plano alimentar adequado, bem como, sejam indicados suplementos, caso necessário. O acompanhamento também é necessário quando o vegetariano pratica atividade física.
Os adeptos do veganismo precisam suplementar a alimentação da vitamina B12 – encontrada principalmente em carne – e ômega 3.
É interessante fazer rotineiramente exames de sangue, ao optar por essa dieta. Assim é mais identificar deficiências nutricionais e a necessidade do uso de suplementos.

Com informações do Portal Fator Brasil

Cão inspira o ator Chris Klein a deixar o alcoolismo


Companheiro fiel - 08 de abril de 2012 às 17:00

Foto: Reprodução/Notícias Br 

Foi o cachorro pastor alemão chamado Cheif que ajudou seu tutor, o ator Chris Klein (33), a perceber que havia se tornado um alcoólatra. Ele explica que o cão foi o primeiro a notar que ele tinha problemas.
Klein diz que o cachorro passou a perceber as suas mudanças de comportamento enquanto estava bêbado e que consequentemente passava a agir de forma diferente. Ele afirmou para a revista “People” que via nos olhos do animal o quanto ele estava decepcionado.
O ator contou que isso é muito ruim, principalmente depois que notou que havia acabado com o estoque de bebida que tinha em casa e acabou indo para a cadeia por dirigir embriagado. O cachorro estava no banco do passageiro quando isso aconteceu. Klein disse que dirigia porque não encontrava motivos para ir para casa.
Ele lembra que a polícia permitiu que o ator desse um telefonema para um amigo, a fim de que alguém pudesse levar o animal para casa. Klein adotou Cheif em 2008 e está longe do álcool há 19 meses.

Fonte: Notícias Br

Gabão queimará estoques de marfim para combater tráfico

Exploração cruel - 08 de abril de 2012 às 6:00

Estoque de objetos de marfim apreendidos no Gabão (Foto: AP)

O governo do Gabão se comprometeu a queimar todo o estoque encontrado de objetos feitos de marfim no país, a partir de extração ilegal, em alguns meses. A informação foi divulgada no site da ONG ambientalista WWF nesta quinta-feira (5).
A medida foi impulsionada pela divulgação de fotos da ONG, no último dia 1º, que flagraram milhares de objetos provenientes de chifres e dentes de animais estocados m Libreville, capital do país, localizado na parte ocidental da África.
Uma ação conjunta de organizações da África central e governos da Ásia, junto da Interpol e de um braço da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o tráfico de animais selvagens se reuniram em Libreville para discutir ações contra a caça, o tráfico e a proteção dessas espécies na região.

Fonte: G1

China realiza dia de conscientização animal

Direitos animais - 08 de abril de 2012 às 19:00

Ativistas criticam a morte em massa de cães
e a matança de gatos para alimentação

Chinês carrega cão para adoção em feira de conscientização animal, em Pequim / China Out/AFP

A China celebrou o evento anual de conscientização dos direitos dos animais neste sábado, em Pequim.
O país registra recorde em maus tratos e possui uma legislação extremamente falha em matéria de direito animal. Os zoológicos são administrados com pouca verbas e animais são frequentemente comercializados para testes medicinais.
Nos últimos anos, os ativistas têm criticado a morte em massa de cães durante surtos de raiva pelo governo e a matança de gatos para alimentação.

Fonte: Band

Mickey Rourke financia construção de abrigo para cães abandonados na Romênia


Gesto solidário - 08 de abril de 2012 às 6:00


Por Lisa Spector (Care 2)
Tradução por Karina Ramos (da Redação ANDA)

Foto: Reprodução/Care2

A questão dos cães que vivem nas ruas da Romênia tem sido um problema desde a década de 80. O ditador comunista Nicolae Ceausescu proibiu que os moradores do país tivessem animais domésticos. Não demorou muito para que os animais que não eram castrados proliferassem pelo país, resultando em 50 mil cães abandonados espalhados pelas ruas da Romênia. Alguns morrem de fome, outros morrem de frio. Mas todos poderiam ter acesso a uma casa quentinha com comida e carinho.
Em novembro de 2011, o governo do país aprovou uma lei legalizando a realização de eutanásia em qualquer animal abandonado. Membros da Care2, rede social que conecta ativistas do mundo todo, iniciaram um abaixo-assinado pedindo que o governo educasse a população sobre a esterilização, ao invés de promover o assassinato de seres inocentes.
Em 31 de janeiro de 2012, o tribunal do país declarou que a eutanásia de cachorros que vivem nas ruas era inconstitucional.
Além disso, o ator americano Mickey Rourke, famoso defensor de cães, estava no país fimando “Death in Tombstone” quando um cachorro de rua entrou no set de gravações. Ele decidiu adotar o cachorro e ainda doou R$ 250.000 do seu próprio dinheiro para a construção de um abrigo para cães vítimas do abandono nas ruas no país do tamanho de um campo de futebol. Quando ganhou o Globo de Ouro em 2009, Mickey agradeceu a todos os seus cães, inclusive os que já haviam morrido. É dele também a frase: “Acredito que Deus tenha criado os cachorros por algum motivo. Eles são a melhor companhia que um homem pode ter”.
Embora eu não tenha dinheiro como Mickey Rourke para criar um abrigo, faço o que está ao meu alcance para ajudar os animais. A minha doação é a minha música. Já foi clinicamente comprovado que a música acalma o sistema nervoso dos cães em abrigos e em grupos de resgate. Cães de 1.500 abrigos dos Estados Unidos e de outros países estão sendo acalmados pelo som do meu piano nas gravações de “Through a Dog’s Ear” (“Através da Orelha de um Cão”). Isso ajuda a tranquilizar o ambiente, o que encoraja os visitantes a ficarem mais tempo, aumentando também as adoções.
Observe como os cães do Abrigo Animal Santa Fe reagem à música. Mesmo que eu não saiba dizer “sente” ou “fique parado” em romeno, a música é uma língua universal. E espero que ela possa fazer parte do abrigo que Mickey Rourke está ajudando a construir na Romênia.


Tubarão-baleia com seis metros é encontrado morto na China

Ameaçados pela pesca - 07 de abril de 2012 às 10:00

(Foto: Reprodução/RTP)

Um tubarão-baleia de seis metros foi encontrado morto no Rio das Pérolas, na província chinesa de Cantão. O animal, de três toneladas, já tinha sido avistado há dias por pescadores.
Foi preciso uma grua para o retirar o corpo do animal, que depois foi enviado para um crematório local.
Os tubarões baleia são uma espécie cada vez mais ameaçada pela pesca intensiva em muitas áreas da Ásia.

Assista ao vídeo aqui.

Fonte: RTP

Tutora deixa cão desesperado sem remédio para coceira e ele mastiga o próprio rabo

Reino Unido - 07 de abril de 2012 às 11:00

Shelley quis economizar nos remédios de pulga e causou sofrimento em Sambuca (Foto: Reprodução/Vírgula)

Um bull terrier desesperado mordeu e arrancou um pedaço de sua própria cauda depois de passar um mês com uma coceira insuportável. Sua tutora, Shelley Blackwell, de 29 anos, o deixou sem remédio por semanas e o bichinho não viu outra solução, a não ser se morder.
Veterinários disseram que o cão de dois anos, batizado de Sambuca, passou vários dias em autoflagelo até ser encontrado por membros do centro de zoonose local.
Shelley foi, então, parar no tribunal e considerada culpada por causar sofrimento desnecessário em Sambuca. Ela terá de pagar multa, prestar serviços à comunidade e não poderá ter outro animal dentro do período de três anos.
Funcionários da RSPCA (associação que cuida dos animais no Reino Unido) disseram ter ficado chocados ao inspecionar a casa de Shelley em abril do ano passado, quando encontraram Sambuca ferido e sofrendo. Segundo os veterinários, o cachorro tinha arranhões e mordeu sua pele durante um mês, criando feridas.
Conforme informações do “Daily Mail”, o cachorro estava tão desesperado que mastigou e arrancou a pele da cauda para ter alívio, gerando uma ferida sangrenta, que estava aberta.
A tutora do cachorro alegou que estava tratando-o sozinha em casa, sem ajuda especializada, aplicando produtos para pulgas que ela tinha comprado em uma loja de animais. No entanto, segundo a avaliação dos veterinários, por causa da tentativa de economia de cerca de R$ 100 o animal chegou ao estado em que foi encontrado.

Fonte: Vírgula

CCZ de Maceió (AL) é denunciado por sacrifícios

Morte de animais saudáveis - 07 de abril de 2012 às 13:00


Devido à falta de estrutura, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Maceió não recolhe mais animais nas ruas. Até aqueles considerados saudáveis e aptos à adoção estão sendo sacrificados. A informação foi confirmada pelo coordenador Carlos Eduardo da Silva.
O órgão retira os animais das ruas e os leva à sua sede, na Cidade Universitária, próximo à BR-104, que tem capacidade para receber 50 animais. Mesmo sem apresentar números, a coordenação informa que a lotação já foi ultrapassada.
A Gazeta esteve no local para apurar denúncias de que maus-tratos e sacrifícios ilegais de animais acontecem de forma rotineira no CCZ. “Deixei um cachorro lá, por alguns dias, enquanto concluía uma mudança de casa, mas quando voltei para buscá-lo, ele já tinha sido sacrificado”, afirmou a chefe de cozinha Lécia Maria Helena dos Santos.
Ela disse, ainda, que levou o caso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Fiz a denúncia porque estou disposta a contribuir para reverter esta situação. Já ajudei a retirar muitos animais das ruas. É um absurdo sacrificá-los sem estarem em estado terminal”, contou.

Fonte: Gazeta de Alagoas

Plataforma de Cidadania pede proibição de captura desembarque e comércio de tubarões

Portugal - 07 de abril de 2012 às 15:00

(Foto: Reprodução/RTP)

A pesca de tubarão nos Açores está em níveis alarmantes, denunciou a Plataforma de Cidadania, coligação formada para concorrer às eleições regionais de outubro.
A plataforma fez uma petição na Internet e pede agora que seja proibida a pesca de tubarão na região. A petição pedindo medidas de proteção aos tubarões conseguiu mais de 350 assinaturas em menos de 24 horas.
Embora sem dados oficiais, as capturas de tubarões têm aumentado este ano, explicou André Silveira da Plataforma de Cidadania.
“Nos últimos três meses, devido às excelentes condições meteorológicas, tem-se verificado que os valores de desembarque de diversas espécies de tubarão nos portos açorianos tem aumentado de forma muito preocupante”, afirmou André Silveira, da Plataforma de Cidadania, que envolve o PPM, o MPT e independentes.
André Silveira frisou que “há muita preocupação” em relação ao nível das capturas, considerando que “o tubarão está sendo alvo de uma aniquilação em série”.
Ele recordou que a venda de tubarão “não traz rendimento relevante para os pescadores açorianos, mas destacou os proveitos que podem resultar da promoção da prática de mergulho com tintureiras no mar dos Açores.
Argumenta por isso a plataforma, que a pesca dos tubarões deve ser impedida na região, defendendo “a proibição do desembarque e comércio das espécies de tintureira, rinquim, tubarão-frade, tubarão-baleia, jamanta e manta na região”. Além disso, pretende “a proibição da pesca dirigida ao espadarte com palangre de superfície na ZEE dos Açores durante os meses em que a captura de tubarão seja superior à do espadarte”, defendendo ainda “esforços junto das entidades europeias para a recuperação da jurisdição das pescas na totalidade das 200 milhas da ZEE dos Açores”.
A plataforma, que integra cidadãos, o fotógrafo Nuno Sá, biólogos e empresários, argumenta que o interesse dos pescadores açorianos nesta espécie é mínimo, enquanto o interesse turístico pode ter relevo, explicou Carlos Paulos, proprietário de um Centro de Mergulho em Vila Franca, em São Miguel.
A plataforma espera conseguir gerar consenso em volta desta causa.

Com informações de RTP

Caçadores postam fotos com animais e geram revolta em rede social

Crueldade e ameaças - 07 de abril de 2012 às 16:00


Caçador posa para foto após prender lobo em armadilha (Foto: Divulgação)

O FBI está investigando denúncias de que um grupo de ativistas chamado Footloose que estaria sendo ameaçado por e-mail, após fazer acusações contra caçadores por meio do Facebook. A organização publicou, em sua página na rede social, diversas imagens de homens que se gabam de matar lobos no local.
Milhares de pessoas se engajaram na campanha online pelos direitos dos animais, o que causou muita irritação nos caçadores. O Footloose chegou a receber um e-mail em tom ameaçador poucos dias depois de iniciar seus protestos pelo Facebook, com o assunto “Vocês são os próximos” e palavras intimidativas, como “Verei vocês morrerem devagar, sangrando e gritando por piedade, enquanto eu estarei tirando fotos”.
O sargento Travis Welsh, do Departamento de Polícia da região, admitiu que há investigações em andamento sobre o caso, que vem gerando bastante polêmica nas redes sociais. Há até sites, como o Trapperman.com, dedicados somente à prática deste tipo de caça, que é considerada ilegal em boa parte dos Estados Unidos. Segundo estudos divulgados por defensores dos animais, somente no último ano, a população de lobos em Idaho caiu 40%, enquanto em Montana só há um terço dos animais que havia em 2011.
Os números preocupam os defensores dos animais, que destacam o papel fundamental dos lobos no ambiente das montanhas. Além disso, ressaltam que a caça vem se tornando cada vez mais frequente nessa região.


Homem embriagado invade residências, quebra carro e mata cão a facadas

Crueldade contra animal - 07 de abril de 2012 às 18:00

Autor da crueldade (Foto: Reprodução)

Uma guarnição da Policia Militar comandada pelo CB Sales foi acionada na noite desta quinta-feira (05) para comparecer a uma ocorrência do tipo embriaguez e desordens no Núcleo II em Sousa, na Paraíba.
Os policiais chegaram ao local e encontraram o acusado Francisco Ferreira de Sousa, 25 anos, armado com uma faca e uma foice, causando desordens e pânico aos moradores daquela localidade.
Conforme informações, o acusado teria invadido a residência do senhor Francisco dos Santos, e lá quebrou um aparelho de som, em seguida foi até outra casa e danificou o veículo do Senhor Raimundo Domingos, e por último aplicou um golpe de faca na barriga do popular Antônio da Silva.
Segundo informações de populares, o acusado ainda matou um cachorro a facadas.
O acusado foi preso e conduzido até a Delegacia da cidade de Sousa para prestar depoimento ao Delegado de plantão.
As vítimas envolvidas foram levadas até a DP para as devidas providências cabíveis ao caso.

Fonte: Paraíba

Caso de pit bull morto a tiros por segurança da UFRGS revolta estudantes

Ato covarde/RS - 07 de abril de 2012 às 17:00

A morte de uma cadela da raça pitbull com um tiro disparado por um segurança da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) causou a revolta de estudantes. Pelas redes sociais, eles organizam um protesto na segunda-feira em frente à instituição, em Porto Alegre.


O caso foi registrado na 15ª Delegacia de Polícia da Capital logo após a morte do animal, na tarde de sexta-feira. Segundo o titular da DP, Luiz Fernando Martins Oliveira, um inquérito deverá apurar as circunstâncias do disparo. “Na segunda-feira vamos tomar as providências, como chamar os envolvidos para prestar depoimento. O principal é esclarecer o motivo que levou o vigilante a disparar contra o animal”, disse.
A cadela Artêmis foi atingida por um tiro na cabeça disparado pelo servidor de uma empresa que presta serviços de segurança à universidade. O animal chegou a ser encaminhado ao hospital veterninário, mas não resistiu ao ferimento. A tutora do pitbull, Mariana Santos, criticou no Facebook a ação do vigilante.
“Hoje a tarde ela foi assassinada por um dito segurança de uma empresa terceirizada muito mal preparado, que ao ver o cão latir na área de um hospital veterinário simplesmente saca a arma e dá um tiro na cabeça da cadela”, disse a estudante ao destacar que o animal estava junto aos tutores, estudantes e veterinários da faculdade, que trabalhavam no plantão do feriado.

Fonte: Terra

Filhote de chimpanzé é adotado por uma cadela mastiff e sua ninhada

Rússia - 07 de abril de 2012 às 6:00

(Foto: Divulgação)

Há dois anos, em um dos zoológicos da Rússia, uma chipanzé fême, por alguma razão, rejeitou seu filhote.
Quando um dos empregados do Zoo levou o pequeno chipanzé para a sua residência, nunca imaginou que sua cachorra, uma mastiff, se tornaria a mãe do chipanzé orfão, e trataria o lindo bebê como um de seus filhotes.

 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação) 

 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação) 


Fonte: English Russia

Resgate de boi usado em ‘farra’ causa tumulto em Florianópolis

Sadismo humano - 07 de abril de 2012 às 19:00

Por Fabrício Escandiuzzi

A prática de farra do boi gerou tumulto e confusão na região da praia do Santinho (ao norte de Florianópolis), na tarde desta sexta-feira (6), depois que moradores denunciaram o ritual à polícia. Segundo um morador, o animal foi submetido à prática por toda a madrugada e estava bem magro e debilitado.

Policiais evitam farra do boi na Praia do Santinho, em Florianópolis (Foto: Reprodução/RBS TV)

O Pelotão de Patrulhamento Tático foi o primeiro a chegar no local e acessou a rua por um caminho estratégico. Dois agentes da Agência de Inteligência chegaram em seguida e conseguiram armar um cerco próximo ao terreno onde o animal estava preso. As informações são do jornal Hora de Santa Catarina.
Revoltados, muitos praticantes da farra tentaram intimidar os policiais e recuperar o boi com rojões e foguetes obstruindo a rua estreita com uma fogueira.
Os policiais tiveram que usar granadas de efeito moral para manter a situação controlada enquanto aguardavam a chegada de um caminhão, escoltado por duas viaturas, para recolher o boi.
Moradores que não participavam da brincadeira proibida ficaram assustados e observavam o confronto das janelas de suas casas.

Fonte: G1

População de animais explorados como comida cresce mundialmente

Indústria cruel - 07 de abril de 2012 às 6:00

Por Lobo Pasolini (da Redação ANDA)



Dados revelados esta semana pelo Worldwatch Institute através de seu jornal de análise de tendências Vital Signs mostra que as populações de animais escravizados continuam a crescer mundialmente (enquanto a de animais livres decresce na mesma velocidade).
O número de galinhas criadas para consumo humano cresceu 169 por cento entre 1980 e 2010, de 7.2 bilhões para 19.4 bilhões. Durante o mesmo período a população de caprinos e ovelhas chegou a 2 bilhões, e a população de gado cresceu 17 por cento, atingindo 1.4 bilhões.
O Consultative Group on International Agricultural Research estima que em 2050 a população de aves de abate terá crescido para 30 bilhões, a de caprinos e ovelhas para 2.7 bilhões e a de gado para 2.6 bilhões de animais.
Consumo de leite e ovo também tem aumentado. Segundo a ONU, entre 1980 e 2005 o consumo per capita de leite em países desenvolvidos quase dobrou, o consumo de carne quase triplicou e o de ovos cresceu quase cinco vezes.
Os maiores saltos em consumo estão ocorrendo no leste e sudeste da Ásia. O consumo per capita de leite na China cresceu de 2.3 quilos em 1980 para 23.2 quilos em 2005. O consumo per capita de carne na China quadruplicou no mesmo período e o consumo de ovos cresceu de 2.5 quilos para 20.2 quilos. Na Índia, Operation Flood, um projeto do conselho nacional de laticínios que busca aumentar a produção e consumo de leite no país, ajudou a aumentar o consumo per capita de leite de 38kg em 1980 para quase 69 quilos em 2007. A Índia é agora o maior produtor de leite do mundo.
Resumindo: esses dados são uma chamada para todos os veganos se empenharem em espalhar o veganismo e se manterem firmes em seu propósito de não contribuir para a exploração animal.