segunda-feira, 14 de maio de 2012

Morador salva filhote de onça no interior do PR

Sob cuidados - 14 de maio de 2012 às 18:40

Filhote de dois meses foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Foto: Reprodução / RPC TV)

Um filhote de onça suçuarana foi resgatado por volta das 11h desta segunda-feira (14), em uma propriedade rural de Porto Amazonas, no interior do Paraná. De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o animal foi visto por volta das 6h por um morador de uma fazenda próxima da região.
“Eu ia levar meu filho na BR para pegar o ônibus para ir à escola. De repente percebi que meus dois cachorros correram para abordar o animal. Quando me dei conta que era uma onça, não pensei duas vezes em tentar salvá-la da situação. Aliás, salvaria qualquer outro animal”, disse ao G1 o caseiro Alcebíades Costa de Oliveira.
O morador contou que deu trabalho para conseguir separar os cachorros do filhote. “Eu peguei um pedaço de pau e consegui afastar os dois cachorros. Depois, prensei a onça no chão e consegui amarrá-la com uma corda. Em seguida, depois de encaminhar meu filho à escola, levei o animal no carro e acionei a polícia”.
Apesar dos ferimentos, a onça, que tem aproximadamente 60 dias, foi salva com vida e encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Curitiba.
“Fiquei emocionado em salvar a vida de um animal que é tão importante para a natureza. Foi uma sensação única ter visto ela de perto, até então, só conhecia pela televisão”, comemorou o caseiro.

Fonte: G1

Quadrilha tenta envenenar animais para furtar casa

Campinas/SP - 14 de maio de 2012 às 15:20

Na manhã deste sábado, 12, um motorista de 42 anos achou em seu quintal, um pão recheado 
com um creme suspeito (Foto:Alenita Ramirez)

Moradores da Rua Pedro Antônio da Conceição, no Jardim dos Oliveiras, em Campinas (SP), na quadra da frente ao 5º Distrito Policial (DP) vivem dias de aflição. Desde a última quarta-feira, uma série de tentativas de envenenamento a animais foi registrada por eles.
Os moradores acreditam que os ataques sejam uma represália de uma quadrilha — composta por três homens e uma mulher — que tentou furtar na última segunda-feira, uma casa vizinha, cujos moradores estavam em viagem.
Na manhã deste sábado, 12, um motorista de 42 anos, cujo nome foi preservado, achou em seu quintal, um pão recheado com um creme suspeito. Ele tem um cachorro Bace com vira-lata, que estava preso nos fundos do quintal. Segundo o motorista, esta seria a terceira vez que jogam alimentos no quintal dele. “Além do cachorro, tenho uma filha de 3 anos e um menino de 11 anos e morro de medo que eles peguem esses alimentos”, afirmou.
A tentativa de envenenamento também atingiu outra vizinha que tem cinco gatos, que vivem na parte da frente do quintal. A casa tem grade na frente, com cobertura. Segundo a vizinha, que não quis ser identificada, o autor do ataque foi visto por uma pessoa que passava pela rua. O homem usava capuz e teria jogado algo para os bichanos.
“Ainda bem que eles não comem qualquer coisa. O máximo que fazem é brincar”, disse a mulher que tem dois cachorros que ficam nos fundos do imóvel. “Os animais latem muito e acreditamos que eles (criminosos) querem dar um fim nos cachorros por conta do alerta”, suspeitou a mulher.
Os moradores estão unidos para ficar em alerta na região. Com medo de novos ataques, o dono do imóvel que foi arrombado colocou alarme e, começou a instalação de cerca elétrica e câmera de segurança. “Estamos amedrontados. Isso nunca ocorreu por aqui. Os vizinhos são todos unidos”, disse a dona da casa, uma professora de 59 anos.
Todos os alimentos achados nos quintais estão sendo recolhidos para serem entregues à polícia na próxima segunda, 13, para perícia.

Fonte: RAC



Homem acusado de matar cachorros em Forquilhinha (SC) é preso

Crime - 14 de maio de 2012 às 19:20

(Foto: Rodrigo Medeiros)

Um homem de 44 anos foi detido no início da tarde deste sábado (12) por maus-tratos aos animais e posse ilegal de arma de fogo. Policiais civis e militares deram cumprimento ao mandado de busca e apreensão na casa dele, em Forquilhinha, após denúncia do Ministério Público, de que ele matava cachorros a tiros e os enterrava no quintal.
J.B.K. confirmou que pelo menos um cão, da raça Pit Bull, foi morto e enterrado há aproximadamente dois meses. Denúncias apontam que o cachorro não foi o único que foi que morto, e que o animal ainda estava vivo quando foi enterrado.
A polícia encontrou vestígios no quintal de ossos do animal. Uma cachorra e mais cinco filhotes que estavam na casa foram recolhidos para adoção.
Quatro armas apreendidas
Na parede de um dos quartos, policias apreenderam quatro armas de coleção, sendo dois revólveres e duas espingardas, sem condições de uso, porém não havia o registro na Polícia Federal (PF).
O homem passou mal e precisou ser levado para o hospital. Após o atendimento médico ele foi encaminhado à Central de Plantão Policial, em Criciúma. Um Inquérito Policial será instaurado, e J., liberado.

Fonte: A Tribuna net

Mulher esquarteja e come membros do próprio cachorro, em Natal (RN)

Crime brutal - 14 de maio de 2012 às 20:20



Uma mulher matou, esquartejou e comeu alguns membros do próprio cachorro por volta das 9h30 desta segunda-feira, 14, no conjunto Leningrado, no bairro Planalto, Zona Oeste de Natal. Vitória Muniz da Silva, de 28 anos, ficou com problemas mentais há aproximadamente quatro anos, após um acidente no antigo ‘Forno do Lixo’, onde trabalhava, segundo sua irmã Valquíria Muniz da Silva.
Valquíria contou que a irmã mora com a mãe, mas no momento do surto estava sozinha em casa. Uma sobrinha teria visto Vitória comendo os órgãos internos do animal e tomando o sangue. Ela teria utilizado uma faca para esquartejar o cachorro. Ao se deparar com o fato, a menina foi chamar Valquíria, que acionou a polícia e o Samu.
Ainda segundo Valquíria, Vitória não nasceu com problemas mentais. Ela ficou com a deficiência, após bater a cabeça em um toco de madeira no ‘Forno do Lixo’, antigo lixão que existia no Planalto. O fato aconteceu há mais ou menos quatro anos e ela ficou internada no Hospital Walfredo Gurgel por vários dias. Ela ainda não havia apresentado nenhum surto. A irmã ressaltou que Vitória não era agressiva e não fazia mal a ninguém.
Vitória foi levada para o Hospital João Machado, onde ela permanece internada. A família espera que ela continue o tratamento no local.

Fonte: Pernambuco.com

Cachorra arrisca a vida para salvar tutora de ser atropelada por trem

Solidariedade e amor - 14 de maio de 2012 às 6:00

Por Patricia Tai (da Redação - ANDA)

Foto: WCVB.com - nydailynews

Uma cachorra da raça pit bull chamada Lilly arriscou a sua vida para tirar a sua tutora do caminho de um trem de carga que se aproximava, na semana passada, na cidade de Shirley (em Massachusetts, nos Estados Unidos). A cachorra leal sofreu ferimentos graves, mas salvou a tutora, conforme informado pela Fox News.
Christine Spain estava voltando para casa com Lilly quando caiu inconsciente sobre os trilhos da estrada de ferro, segundo reportagem do jornal Sentinel & Enterprise.
Pouco tempo depois, um trem de carga veio pelos trilhos na direção delas.
“Eu não sei se ela caiu ou o que aconteceu, mas o fato é que ela desmaiou”, disse Rob Halpin, porta-voz da ONG MSPCA (Massachusetts Society for the Prevention of Animals) para o Sentinel & Enterprise. “O maquinista, a única testemunha, disse à polícia que viu um cão puxando uma mulher freneticamente, enquanto o trem se aproximava. Ele fez tudo o que pode para parar, então ouviu um estrondo e pensou que havia atingido a ambas com o trem. Então puxou os freios, desceu do trem e encontrou Spain ilesa”.
A cachorra, que tem 8 anos de idade, sofreu graves lesões na sua pata direita. Ela também fraturou a pélvis em vários locais e teve outras lesões internas.
De acordo com a Fox News, David Lanteigne, um oficial da polícia de Boston e filho de Spain, havia resgatado Lilly há alguns anos atrás para que ela ajudasse na recuperação de sua mãe, que sofre de alcoolismo.
“Eu realmente acredito que as coisas acontecem por alguma razão”, disse Lanteigne para o Sentinel & Enterprise. “Nós encontramos a Lilly para salvar a sua vida, e ela retribuiu o favor. Ela quase morreu aqui”.
A pata de Lilly não pode ser salva e a sua perna direita teve de ser amputada, mas o seu veterinário disse à WCVB-TV que ela deverá ser capaz de andar assim que se recuperar. Devido à sua idade, Lilly deve se recuperar da amputação antes de passar por mais cirurgias para tratar das suas outras lesões.
Apesar do trauma que sofreu, a Fox News relata que a heroína canina está no caminho da sua recuperação.
“Eu deveria estar sendo forte nesse momento. Eu deveria estar aqui para ajudá-la, mas ela é que tem sido tão nobre, é tão difícil passar por tudo isso que ela está passando mas ao mesmo tempo é ela que está me confortando, me dando forças e fazendo com que eu me sinta bem”, disse Lanteigne.

Foto: Dogster.com

Um fundo foi criado para levantar doações no sentido de ajudar a cobrir os custos médicos do tratamento de Lilly, que provavelmente irá custar milhares de dólares. Quem tiver interesse em maiores informações deve visitar o site www.mspca.org /helplilly.

MOVIMENTO DIGA NÃO À LEISHMANIOSE, O CÃO NÃO É O VILÃO!

Segunda-feira, 14 de maio de 2012.

SEJA VOCÊ A MUDANÇA QUE DESEJA VER NO MUNDO! " MAHATMA GANDI " TODOS UNIDOS EM UMA SÓ VOZ CONTRA A MATANÇA DE CÃES EM NOME DA LEISHMANIOSE NO BRASIL!! 


PARTICIPE!


20 DE MAIO, O BRASIL JUNTO CONTRA A LEISHMANIOSE!


CIDADES JÁ INSCRITAS:
BRASÍLIA, CAMPINAS, FLORIANÓPOLIS, SANTA MARIA/RS, ARACAJU, SÃO PAULO, JALES, MONTES CLAROS/MG, RONDONÓPOLIS, CAMPO GRANDE, FORTALEZA, BAURU, BELO HORIZONTE, VOTUPORANGA/SP, RIBEIRÃO PRETO, GOIÂNIA, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP, ARAÇATUBA, EXTREMA, DESCALVADO, SÃO CAETANO DO SUL.


CAMPANHA DIGA NÃO A LEISHMANIOSE, O CÃO NÃO E O VILÃO

Em de 14 de julho de 2008, foi expedida a Portaria Interministerial nº 1.426 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Ministério da Saúde, proibindo em todo o território nacional, o tratamento de leishmaniose visceral canina em cães infectados ou doentes com produtos de uso humano ou não registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Atualmente, a principal medida adotada para o controle da doença pelo Ministério da Saúde, é insistir na política de eutanásias de cães, sem respaldo científico, contra todas as evidências de que a eliminação de cães soropositivos em nada repercute na incidência da doença, que se mantém elevada e em expansão pelo país, a despeito de toda a matança promovida.
Ou seja, o Poder Público insiste em ERRAR NAS VERDADEIRAS E EFETIVAS CAUSAS DE CONTROLE DA DOENÇA.
PELOS MOTIVOS ACIMA, SURGIU O MOVIMENTO “DIGA NÃO A LEISHMANIOSE, O CÃO NÃO E O VILÃO“, PARCERIA DA SOCIEDADE CIVIL COM A CAMPANHA DA MARLI PO’, ”DIGA NÃO A LEISHMANIOSE”.
Queremos mudanças no controle da Leishmaniose Visceral Canina no Brasil.
O que se faz atualmente é o sacrifício indiscriminado de cães, tal procedimento é desnecessário e carente do devido respaldo científico, além de antiético e ineficaz.
Não se faz prevenção!
TRATAMENTO CANINO É DIREITO DO CIDADÃO DE CUIDAR DE SEU ANIMAL E NÃO OFERECE RISCO À SAÚDE PÚBLICA
A Portaria Interministerial 1426/08, descumpre as normas técnicas do Regulamento Sanitário Internacional, do qual o Brasil é signatário, desrespeita a Declaração Universal do Direito dos Animais, proclamada pela UNESCO em 1978, da qual o Brasil também é signatário, viola a Constituição Federal e demais leis protetivas da vida animal, desrespeita o médico o veterinário como profissional e desconsidera as orientações da OMS- Organização Mundial de Saúde.
Assinem, compartilhem e participe da campanha em sua cidade!
Animais e humanos juntos por uma saúde pública mais ética e eficaz!