quinta-feira, 19 de abril de 2012

Animal do dia!

Quinta-feira, 19 de abril de 2012



Bicho do Dia: Agapornis - http://noticiaanimal.com.br/bicho-do-dia.php

Fonte: Agência Notícia Animal

MP apura denúncia de extermínio de animais no CCZ de Itumbiara/GO

Quinta-feira, 19 de Abril de 2012

Por: Juliana Castro


O Ministério Público (MP) de Goiás instaurou procedimento de investigação criminal para apurar supostos casos de maus-tratos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município de Itumbiara.
Segundo as denúncias, recebidas pelo promotor de justiça Marcelo de Freitas, muitos animais apreendidos pelo órgão municipal são sacrificados por choques elétricos. Além disso, os cães e gatos que permanecem no local, estariam passando fome, conforme as informações recebidas pelo promotor.
O MP dará sequência às investigações, realizando oitivas como os funcionários do CCZ e com o médico veterinário responsável pelo órgão municipal.

Foto: Arquivo Notícia Animal
Fonte: Agência Notícia Animal

Mega feira de adoção da UPA acontece no domingo (22/04) em Campinas

Quinta-feira, 19 de Abril de 2012

Por: Juliana Castro


A União Protetora dos Animais (UPA), entidade que atua em Campinas, interior do Estado de São Paulo, realizará uma edição especial de feira de adoção de cães. O evento está marcado para o próximo domingo, 22/04, das 9 às 17 horas, no portão 1 da Lagoa do Taquaral.
Segundo informações da assessoria de imprensa da entidade, poderão ser levados até 40 cães na feira, mas por enquanto estão confirmados 16. Os demais estão em processo de reabilitação por motivos de tratamento e cirurgia recente de castração. Se estiverem aptos até domingo, serão incluídos.
Todos os animais da UPA são resgatados em situação de sofrimento. Alguns por maus-tratos e abandono, outros por acidentes. A ONG os direciona para clínicas veterinárias e depois realiza a reabilitação em seu abrigo. Os animais são esterilizados e identificados antes de serem inseridos no programa de adoção. Apenas os filhotes são doados sem serem castrados, mas mediante acordo de responsabilidade do adotante para que a cirurgia seja feita quando o animal atingir a maturidade.
Para adotar é necessário portar comprovante de endereço e oferecer uma taxa de contribuição de R$ 50. O valor ajuda a cobrir parte dos gastos que a entidade destinou na recuperação do animal e simboliza, ainda, que o adotante tem condições financeiras para arcar com futuras despesas do seu novo amigo.
A mega feira da UPA visa reduzir o número de animais que a entidade mantém. Somente com a liberação de mais espaço, a ONG poderá resgatar outros cães e gatos em necessidade. É o que informa o presidente da entidade, Vicente Carvalho. "Estamos atualmente com cerca de 180 animais no nosso centro de recuperação. É um número muito alto. Precisamos encontrar um novo lar para estes animais para que eles sejam mais felizes e para que nós tenhamos condições de socorrer mais vidas", declara.
Além da feira especial, a UPA mantém dois pontos de adoção fixos. Um deles, na loja Cobasi (no interior do Galleria Shopping), funciona de quarta a domingo, das 11 às 19 horas. O outro, na loja Pet Center Marginal (no Shopping Parque Dom Pedro), acontece todos os sábados e domingos, das 11 às 19 horas.

Foto cedida pela UPA
Fonte: Agência Notícia Animal

Saúde Animal: Entenda o que é a leucemia felina e como proteger seu pet

Quinta-feira, 19 de Abril de 2012

Por: Juliana Castro


Gatos domésticos e selvagens podem contrair o vírus da leucemia felina (FeLV), que ataca o sistema imunológico deles, encurtando dramaticamente a vida dos animais. É uma doença que não tem cura, mas a aplicação da vacina os mantém protegidos em 95% dos casos. Ela é transmitida de gato para gato através da saliva, urina e fezes. Gatas prenhes contaminadas também podem transmitir o vírus através da placenta, do leite materno ou da lambedura dos filhotes. É o que explica a Dra. Silvia Parisi no websitewww.webanimal.com.br.
"Quando contraído o vírus, o animal pode ficar suscetível a uma variedade de doenças infecciosas, causando também infecções respiratórias, lesões de pele, anemias, infecções orais, retardo na cicatrização de feridas e problemas reprodutivos", explica a especialista. O surgimento de tumores é outra forma que a doença pode se manifestar. "Sabe-se que 33% das mortes por câncer em gatos são devidas à leucemia felina", informa. Segundo a Dra. Parisi, aproximadamente 85% dos gatos infectados pelo vírus FeLV morrem dentro de 3 anos e quase a metade destes animais morrem nos primeiros 12 meses.

Como prevenir

Em primeiro lugar, é importante que o tutor esteja sempre atento à carteira de vacinação do seu animal. A vacina é segura e tem uma margem satisfatória de eficácia. Outra medida que pode ser tomada é a castração, pois quando esterilizado, o felino fica mais calmo e sedentário, evitando contato com outros gatos.
Vale ressaltar que a leucemia felina pode ser transmitida a gatos não vacinados pelo simples ato de dividir uma mesma tigela com um animal contaminado. Assim, para proteger seu pet, é necessário buscar mecanismos para que ele fique seguro dentro da residência em que vive. Em casa ou apartamento, coloque telas de proteção para evitar fugas. Isso é importante também para evitar acidentes, envenenamento e outras doenças.

Foto: Arquivo Notícia Animal
Fonte: Agência Notícia Animal

Notícias no Mundo



http://www.anda.jor.br/19/04/2012/homem-lanca-campanha-na-internet-contra-policial-que-matou-cachorro




http://www.anda.jor.br/19/04/2012/heineken-faz-apologia-a-rinhas-e-a-violencia-contra-animais-em-campanhas-publicitarias




http://www.anda.jor.br/19/04/2012/animais-marinhos-mutantes-surgem-apos-vazamento-de-petroleo

Cão que morreu atropelado após ser abandonado pela tutora reabre discussão sobre guarda responsável

Descaso brutal - 19 de abril de 2012 às 14:00

Por Ednéia Silva

Cachorro abandonado foi atropelado na sexta-feira e morreu (no detalhe). Caso foi registrado na delegacia. (Foto: Divulgação)

Um grave acidente ocorrido na última sexta-feira (13), no Jardim Conduta, envolvendo um animal doméstico intensificou o debate em torno da guarda responsável. Um cachorro foi atropelado por uma jovem, após ter sido abandonado por sua tutora na rua.
O caso foi levado para a delegacia pela Aepa (Associação Educativa de Proteção Animal), que registrou boletim de ocorrência denunciando o descaso com o cão. Débora Cottoni conta que, na última quinta-feira (12), a associação recebeu denúncia de que um cão tinha sido abandonado na rua pela tutora. Ela, juntamente com a presidente da Aepa, Diva Cassola, foram ao local verificar a denúncia.
Segundo Débora, ao constatar a veracidade dos fatos, as duas conversaram com a tutora do animal, orientando-a sobre a guarda responsável. De acordo com ela, a dona informou que trouxe o cachorro do Guarujá, mas que foi enganada pelo doador, porque o cão não ficou pequeno, conforme o prometido, e agora ela não tinha condições de abrigar o animal. A tutora prometeu recolher o cachorro e ficar com ele até achar quem o adotasse. Porém, isso não aconteceu.
Na sexta-feira (13), a Aepa foi novamente chamada porque havia acontecido um acidente. O cachorro tinha sido atropelado por uma Biz e morreu. A condutora da moto sofreu fratura exposta e teve que fazer cirurgia. “Recolhemos o cachorro para ser enterrado e fizemos boletim de ocorrência. Esperamos agora que a Justiça seja feita e ela, punida”, comenta Débora.
Ela chama a atenção para a importância de se estar consciente da responsabilidade antes de adotar um animal, para que ele não seja abandonado mais tarde. Faz parte da guarda responsável entender que o bem-estar dos animais exige dedicação e consciência, não apenas ração e água.

Fonte: Jornal Cidade

Ativistas promoverão manifestação em Roma contra massacre de cães na Ucrânia

5 de maio - 19 de abril de 2012 às 6:00

Por Natalia Cesana (da Redação ANDA)

Foto: Reprodução/La Stampa

As associações italianas Entidade Nacional Protetora dos Animais (ENPA), Liga Antivivissecção (LAV), Organização Internacional de Proteção ao Animal (OIPA) e os Voluntários do Canil de Porta Portese definiram como “decepcionante e até surreal” o encontro ocorrido com representantes da Embaixada da Ucrânia sobre a matança de cães abandonados em virtude da realização da Euro Copa 2012. Os advogados foram instruídos a avaliar a oportunidade para entrar com uma ação legal por difamação. As informações são do jornal italiano La Stampa.
A Câmara Municipal de Roma votou uma moção que pedia o fim do massacre sistemático de animais abandonados, obtendo uma audiência entre o embaixador e representantes do governo italiano e presidentes das principais entidades de proteção animal.
O embaixador da Ucrânia, entretanto, não pode receber a delegação na data combinada, devido a um compromisso importante. Um funcionário enumerou a bondade das leis ucranianas em relação à proteção animal e pediu ao grupo que produzisse um documento sobre os eventos que, há meses, invadem a rede, com fotos, vídeos e testemunhos, como se o assunto tivesse sido descoberto naquele momento.
No fim, ele afirmou que “a matança de cães pode ser uma fraude construída com fins políticos”. Ele se esqueceu apenas que o ministro do Meio Ambiente da Ucrânia já havia denunciado a remoção de animais abandonados, algo que revolta parte da população local.
Tendo em vista a inutilidade em continuar tentando uma conversa com um interlocutor “descaradamente obstrutivo”, as associações em defesa dos animais reiteraram o empenho em continuar com a mobilização a favor dos cachorros, anunciando de todas as formas possíveis o boicote que deve ser feito.
Para isso, está agendada para o dia 5 de maio manifestação nacional de protesto, na praça do Pantheon, em Roma.

Trabalhos sobre oncologia em animais serão apresentados na Paraíba

Evento - 19 de abril de 2012 às 18:00


O professor do curso de Medicina Veterinária da Unisul Cristiano Gomes participa do Sétimo Simpósio Brasileiro de Oncologia Veterinária (Oncovet), que será realizado entre os dias 19 e 21 de abril, em João Pessoa, na Paraíba. Ele apresentará estudos na área de oncologia em animais. Os trabalhos de pesquisa são fruto de uma parceria entre a Unisul, a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
“Reconstrução mandibular com placas de reconstrução de titânio após mandibulectomia rostral em cães: estudo experimental” e “Percepção dos tutores de cães e gatos sobre tumor de mama em pequenos animais durante campanha de prevenção desta doença no município de Porto Alegre” são os temas dos trabalhos que serão apresentados. Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Peter Johann Bürger, o professor Cristiano Gomes será o diretor do Hospital Veterinário da Unisul (HVU), que está em construção.
O Sétimo Oncovet reúne especialistas da área de oncologia veterinária de universidades de todo o país e até do exterior. Eles vão expor trabalhos e ministrar palestras. As atividades acontecem no Hotel Tropical Tambaú, das 10 às 22 horas.

Fonte: Engeplus

População de jacarés raros aumenta na China

Proteção da espécie - 19 de abril de 2012 às 17:20


O número de jacarés silvestres em grande risco de extinção aumentou nos últimos anos na China, graças aos esforços para ajudar a sobrevivência da espécie.
O aligátor chinês é amplamente conhecido como jacaré do Yangtze porque a espécie é encontrada no curso inferior do rio Yangtze. Uma reserva natural na Província de Anhui, no leste do país, criada há mais de 30 anos para proteger a espécie extremamente rara, é o lar da maioria dos jacarés chineses.
Atualmente o número de jacarés silvestres na China está estimado em mais de 150, excluindo os cerca de 50 animais criados em cativeiro e depois reintroduzidos à natureza nos últimos anos, informou na quarta-feira Wang Chaolin, vice-diretor da Reserva Natural de Aligatores do Yangtze em Anhui.
Wang disse que o número ficava entre 96 e 108 em 2005.
Apesar do aumento populacional, a espécie continua em risco de extinção, pois a linha convencional entre “risco de extinção” e “grande risco de extinção” é de 500 animais, disse Wang.
Entretanto, a intervenção humana pode elevar a taxa de sobrevivência de jacarés silvestres de água doce de apenas 2% a 20%, disse Wang.
O governo chinês pôs o jacaré do Yangtze no topo de sua lista de proteção. Em 1979, o Centro de Pesquisa de Criação de Aligatores Chineses foi criado em Anhui. Desde então, o número de jacarés no centro aumentou de cerca de 200 para mais de 10 mil.

Fonte: CRI

Loja da Espanha promove viagens para a caça de animais na África do Sul

"El Corte Inglés" - 19 de abril de 2012 às 6:00


Ativistas protestam contra negócio cruel (Foto: Reprodução/Justicia para los animales de Parque Animal)

Depois do escândalo com o rei de Espanha, também o El Corte Inglés está a ser fortemente criticado. Na Internet, os protestos e petições vão-se multiplicando.
A cadeia espanhola de lojas El Corte Inglés organiza viagens de caça com destino à província de Limpopo, na África do Sul.
O alerta foi dado via Facebook, na página Justicia para los animales de Parque Animal, no domingo, dia 15 de abril, precisamente um dia após ter sido noticiada a caçada de elefantes do rei de Espanha, Juan Carlos I, no Botswana.
El Corte Inglés tem disponível na seção de viagens a tabela de preços relativa a cada espécie animal, bem como o valor da estadia no local.
Com o mote “Se queres matar uma girafa o El Corte Inglés organiza uma viagem”, a campanha de indignação no Facebook propõe um boicote massivo aos armazéns El Corte Inglés. Também na rede vão proliferando petições, onde o número de assinaturas não pára de aumentar.

Um “desporto” milionário

Muita tinta tem corrido na imprensa nacional e internacional nos últimos dias. De fato, este não é um “hobbie” para qualquer bolso. Uma paixão para muitos, a caça tem sido considerada um atentado quer à vida animal — à semelhança do que acontece com as touradas —, quer no que diz respeito às despesas que lhe são inerentes.
Com os ânimos ainda exaltados, após se ter descoberto o “safari milionário” do monarca espanhol, considerado uma “frivolidade” e uma “falta de ética” pela oposição espanhola, esta quarta-feira, logo após ter alta hospitalar na sequência da fratura da bacia durante a caçada, Juan Carlos apresentou o seu pedido de desculpas: “Não voltará a acontecer”.
Ao mesmo tempo, circula na Internet uma outra petição, assinada por mais de 87 mil pessoas, na qual se exige que o rei seja destituído do cargo de presidente honorário do Fundo para a Proteção da Natureza (WWF).
Para intensificar o escândalo tem corrido uma fotografia do rei espanhol, tirada em 2006, junto a um elefante morto.

Fonte: Público

Filipino alimenta e cuida de águia em extinção

Ajuda para salvar a espécie - 19 de abril de 2012 às 18:40


Falcão (Foto: STR/ AFP)

Um filipino alimenta e cuida de uma águia para ajudar a salvar a espécie ameaçada de extinção nesta sexta-feira no PEF (Eagle filipino Foundation), localizado no centro da cidade de Davao, nas Filipinas.
O centro tem o objetivo de ajudar a aumentar a conscientização e apoio à espécie para a sobrevivência do patrimônio nacional do país.
Segundo a PEF, versões de teste são cruciais para aumentar a população de águia decrescentes na natureza. O local também pesquisa sobre o comportamento da águia em seu habitat natural com o intuito de saber o motivo dos pássaros morrerem nas selvas.

(Foto: Str/ AFP)

Fonte: Band

Graças a campanha, cadela é salva do corredor da morte

Uma nova chance/EUA - 19 de abril de 2012 às 6:00

Por Roberta Oliveira (da Redação ANDA – EUA)

Foto: Reprodução/Daily Mail

A vida de uma cachorra mestiça de pit bull foi um pesadelo no corredor da morte para cães por mais de um ano. Um juiz absolveu a cachorra na segunda-feira e concordou em mantê-la viva.
Agora Prada, uma cachorra de 4 anos que inspirou milhares de pessoas no mundo todo a assinarem uma petição para salvar sua vida, pode virar estrela do canal Animal Planet.
Prada foi considerada “agressiva” e sentenciada a ser sacrificada, após escapar do lar de seus tutores e abordar vários cachorros, em um bairro de classe nobre em Nashville, Tennessee, EUA, em janeiro de 2011. Geralmente não demora muito para cães serem sacrificados, mas a sua tutora enfrentou uma batalha judicial demorada, jurando nunca parar enquanto não salvasse sua cachorra.
Nicole Andree, uma agente imobiliária de 35 anos que resgatou Prada quando ela tinha 4 semanas de idade, pediu ao juiz que poupasse a vida da sua companheira, se ela concordasse em enviá-la ao Centro de Resgate Villalobos, em Nova Orleans. O centro de resgate é apresentado no reality show “Pit Bulls and Parolees,” que mostra o cotidiano de pessoas em liberdade condicional e cães abusados, trabalhando juntos, para que pessoas e cães sejam reabilitados.
Nicole disse que não se importaria em dar sua cachorra, se isso fosse necessário para salvar sua vida. “Eu só quero que ela viva.”
Ela disse que Prada estará nas boas mãos de Tia Torres, responsável pelo Centro de Resgate Villalobos.
Enquanto ela se diz aliviada por sua cachorra, Nicole disse que a batalha legal, e não saber se sua cachorra iria viver ou morrer, foram fatores devastadores para ela e sua família. O pai de Nicole morreu de um ataque cardíaco fulminante no domingo de Páscoa.
“Todo esse estress matou meu pai,” ela disse enquanto chorava.
Nicole disse também que sua cachorra sofreu preconceito por que é mestiça de pit bull.
A cachorra foi sentenciada à morte em três processos diferentes, após promotores de Nashville alegarem que Prada representava um perigo à sociedade. Nos documentos dos processos, eles expressam sua preocupação de que a cidade poderia ser processada caso Prada atacasse outro cão ou humanos.
Nicole lançou uma campanha virtual para salvar Prada, que inspirou mais de 11 mil pessoas a assinarem a petição pedindo que o governador do Tennessee, Bill Haslam, perdoasse Prada. Mas o governador, através de um porta-voz informou que esse assunto era relativo à cidade e não poderia interferir.
Após investigar o Centro de Resgate Villalobos e conversar com Tia Torres, oficiais determinaram que a proposta de Nicole era a solução apropriada para o caso. Prada será transferida para o centro em duas semanas, onde deverá permanecer o resto da vida.