domingo, 15 de abril de 2012

Animais com calazar são sacrificados e apodrecem em prédio interditado

Palmas/TO - 15 de abril de 2012 às 18:30

(Foto: Reprodução/Portal Stylo)

O prédio onde funcionava a antiga Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional está sendo utilizado como depósito de animais mortos, infectados pelo calazar, onde são sacrificados e amontoados em sacos plásticos, durante dias a céu aberto.
O local de propriedade do Governo Federal (Funasa) está interditado atualmente e também está sendo utilizado para depósito de carros deteriorados do Governo Federal, pneus velhos e matagal.
Dentro do prédio, o mato alto toma conta do lugar, o mau cheiro é insuportável , sacos plásticos e luvas cirúrgicas são encontrados no local onde é feito o sacrifício dos cachorros. O Centro de Controle e Zoonozes é responsável pelo destino dos animais e a Vigilancia Sanitária seria pela fiscalização.
De acordo com a assistente social Mayra Swyanne, que mora em uma casa que faz divisa com órgão, essa prática já vem acontecendo há algum tempo, sendo que já foi levado ao conhecimento do Secretário de Saúde e nenhuma providência foi tomada. “ Sempre escutamos latidos de cachorros ai dentro, eles os sacrificam e deixam apodrecendo, causando mau cheiro na vizinhança”, disse.
Segundo um funcionário do órgão que não quis se identificar, o correto era levar os animais para o aterro, e fazer o procedimento de eutanásia, mas estão sendo sacrificados durante a semana e recolhidos só no final de semana.

Fonte: Portal Stylo

Nota Elaine Menezes: Calazar = Leishmaniose Viceral

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leishmaniose

Nenhum comentário:

Postar um comentário