terça-feira, 24 de abril de 2012

Fotógrafas de Ribeirão Preto retratam animais para adoção - Viva Melissa Bosi Focinhos S.A.



Quarta-feira, 24 de Abril de 2012 - 16h00 

Elas fotografam cães e gatos para adoção protegidos por ONGs da cidade.
Trabalho tem aumentado a procura pelos animais e ajudado as entidades.


Do G1 Ribeirão e Franca

Filhote para adoção é retratado em Ribeirão Preto(Foto: Divulgação / Melissa Bosi)

Duas fotógrafas de Ribeirão Preto (SP) encontraram uma forma de usar a profissão para ajudar animais abandonados: elas fotografam cães e gatos para adoção protegidos por ONGs da cidade. O trabalho, segundo as instituições, tem contribuído para o aumento da procura pelos bichos.

Confira galeria de fotos dos animais

Durante o trabalho de conclusão de curso sobre o Centro de Controle de Zoonoses, Mariana Simon, que também é publicitária, descobriu a realidade de abandono dos animais e quis ajudar de alguma forma. Em dezembro de 2010, começou um projeto em parceria com a ONG Cãopaixão que visava fotografar aqueles com necessidades especiais, que têm mais dificuldade em conseguirem um lar.
Mais tarde, percebeu que, na verdade, todos precisavam de uma ajuda extra. Foi então que o projeto ‘Adoção Especial’ se transformou em ‘+Amigo’, com o objetivo de fazer com que as pessoas conheçam a adoção e os animais. “Nós fotografamos durante as feiras de adoção, nos canteiros centrais das avenidas, onde eles ficam soltos e à vontade”, conta.
Ela conta que o projeto teve uma resposta lenta no início, pois faltava divulgação. O trabalho passou a ser colocado no site e na página no Facebook da Cãopaixão e chegou a ser exposto em um shopping. Agora, com cerca de 80 cães e gatos fotografados, o retorno já pode ser observado. “Algumas pessoas chegam às feiras descrevendo o animal que querem porque viram a foto. Essa é minha maior satisfação, quando as fotos motivam alguma adoção.”
Diferente de Mariana, a fotógrafa Melissa Bosi leva os animais protegidos da ONG Focinhos S.A. para seu estúdio e os fotografa caracterizados com plumas, óculos e outros apetrechos.“Dessa forma chama bastante a atenção”, acredita.
O trabalho começou quando Melissa propôs a ideia à ONG, ao perceber que ninguém mais na cidade fazia fotos produzidas. “Eu via as fotos e eram sempre feias, tremidas, mal dava para ver as caras dos bichos. Como eu tenho o estúdio e amo animais, acabei tendo essa ideia. É difícil ficar doando dinheiro, então ofereci meu trabalho.”
A fundadora e presidente da Focinhos S.A., Andréa Bombonato, confirma a importância das imagens estilizadas. “Aumentou bastante a divulgação, porque as pessoas passaram a curtir e a compartilhar mais as fotos no Facebook. As pessoas ficam doidas quando veem as fotos bonitinhas e, em vez se sentir dó, ficam felizes. Provoca uma reação diferente, é uma outra forma de abordar a causa os animais”, afirma.

Animais para adoção ganham fotos profissionais em Ribeirão Preto, SP (Foto: Divulgação / Mariana Simon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário