quinta-feira, 19 de abril de 2012

População de jacarés raros aumenta na China

Proteção da espécie - 19 de abril de 2012 às 17:20


O número de jacarés silvestres em grande risco de extinção aumentou nos últimos anos na China, graças aos esforços para ajudar a sobrevivência da espécie.
O aligátor chinês é amplamente conhecido como jacaré do Yangtze porque a espécie é encontrada no curso inferior do rio Yangtze. Uma reserva natural na Província de Anhui, no leste do país, criada há mais de 30 anos para proteger a espécie extremamente rara, é o lar da maioria dos jacarés chineses.
Atualmente o número de jacarés silvestres na China está estimado em mais de 150, excluindo os cerca de 50 animais criados em cativeiro e depois reintroduzidos à natureza nos últimos anos, informou na quarta-feira Wang Chaolin, vice-diretor da Reserva Natural de Aligatores do Yangtze em Anhui.
Wang disse que o número ficava entre 96 e 108 em 2005.
Apesar do aumento populacional, a espécie continua em risco de extinção, pois a linha convencional entre “risco de extinção” e “grande risco de extinção” é de 500 animais, disse Wang.
Entretanto, a intervenção humana pode elevar a taxa de sobrevivência de jacarés silvestres de água doce de apenas 2% a 20%, disse Wang.
O governo chinês pôs o jacaré do Yangtze no topo de sua lista de proteção. Em 1979, o Centro de Pesquisa de Criação de Aligatores Chineses foi criado em Anhui. Desde então, o número de jacarés no centro aumentou de cerca de 200 para mais de 10 mil.

Fonte: CRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário