domingo, 20 de maio de 2012

Conheça alguns cuidados para proteger os animais do frio

Saúde em dia - 20 de maio de 2012 às 17:40

Foto: Reprodução/Internet

Quando a temperatura começa a baixar, não é só o ser humano que sente frio. Os animais também sofrem principalmente os que têm a pelagem curta. Além disso, eles podem apresentar sinais clínicos que lembram resfriado humano, como tosse, espirros, febre, falta de apetite e coriza. Essa alteração, conhecida como traqueobronquite ou tosse dos canis, pode ocorrer em qualquer época do ano, porém, nos períodos de baixa da temperatura, ela tem maior predisposição.
“Assim como nós os animais também gripam e podem até mesmo chegar a quadros de pneumonia. É sempre bom observar se o animal está apresentando espirros, tosse e também parou de se alimentar”, ressalta a veterinária do Pet Center Graça, Geane Campos. Os animais com idade avançada ainda podem sofrer com problemas osteoarticulares como artroses, calcificações ou hérnia de disco.
Devido à alta umidade, os pets ainda estão propensos a ter alterações de pele, como sarna, fungo e alergias. De acordo com Geane, neste período chuvoso, os animais devem passear na rua usando sapatinhos para evitar que as patas fiquem molhadas.
Cuidados com o banho

Na hora do banho, é necessário tomar muito cuidado mesmo quando se utiliza o secador, pois, apesar de parecer seca, a pele do cão continua úmida por 24h após e, quanto mais úmido estiver o dia, mais demorado será esse processo.
Nesse período Geane orienta que o ideal é manter a pelagem do animal tosada para que facilite na hora de secar, além de ajudar no controle de pulga e carrapatos. Cães de pelo longo devem tomar banho no máximo uma vez por semana e os de pelo curto a cada 15 dias.
“Após o banho é fundamental que o animal seja seco com o secador, pois a umidade pode tirar a camada de proteção natural da pele. Além disso, indico aos donos que coloquem roupinhas nos seus animais de pelagem curta, o que evita que o animal sinta frio”, concluiu.

Com informações da Tribuna da Bahia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário