domingo, 15 de abril de 2012

Operação apreende 70 pássaros em Rio Branco, no Acre

Crime ambiental - 15 de abril de 2012 às 20:00

Dos cerca de 70 pássaros apreendidos pelo Ibama, na Operação Sispass Legal, 45 foram soltos nesta sexta-feira, 13, numa cerimônia que marcou o final da operação em Rio Branco.
As apreensões aconteceram entre os dias 26 e 30 de março deste ano. As multas aplicadas somam quase R$ 60 mil.
Segundo o superintendente do Ibama/AC, Diogo Selhorst, foram encontradas várias irregularidades entre os criadores de pássaros da Capital. Eles estavam, principalmente, com anilhas adulteradas ou falsificadas.
A anilha é um anel metálico que é colocado no pássaro para identificação e origem do animal.
“Constatamos muitas fraudes nas anilhas. As pessoas acham que é banal fraudar os anéis e não sabem que é crime inafiançável, sujeito a prisão, multa e processo administrativo”, adverte Selhorst.
Foram apreendidos 70 pássaros, a maioria da espécie curió. O curió é um dos pássaros ameaçados de extinção, em decorrência da caça e da comercialização que visam ao mercado dos criadores e da destruição de seus ambientes naturais.
Dos 70 pássaros apreendidos na operação, apenas 45 foram soltos na sexta (13).
“Soltamos os animais que não estão anilhados. Vamos adotar os procedimentos posteriores com os que estão com as anilhas”, explica a coordenadora do Centro de Triagem de Animais, Elaine Oliveira.
A operação Sispass Legal fiscalizou 26 criadores de pássaros na Capital e aplicou quase R$ 60 mil em multas. Mas não é por isso que a repressão aos crimes contra a natureza deve parar.
O superintendente Regional ressalta que a população pode ajudar neste sentido, denunciando irregularidades.
“Denuncie! Também pedimos para que os criadores oficiais que mantenham seu plantel atualizado junto ao Ibama, e que não capturem pássaros da natureza”.


Fonte: Agazeta.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário