segunda-feira, 16 de abril de 2012

Gatinho SRD é destaque na Expo Gatos 2012, em Vinhedo

Destaque - 16 de Abril de 2012

Por: Juliana Castro


Mais de 4 mil pessoas compareceram no ginásio do Parque Municipal de Vinhedo, município da Região Metropolitana de Campinas, interior do Estado de São Paulo, neste final de semana - entre os dia 14 e 15 de abril, na Expo Gatos 2012. O campeonato de beleza felina tinha aproximadamente 200 inscritos das mais raras raças, mas o destaque foi para o gatinho sem raça definida (SRD) Zé. Ele foi o vencedor da categoria "gatos domésticos", na qual competiam os SRD e, além disso, ficou entre os cinco felinos mais bonitos de toda exposição.
Zé cativou o público com seu visual exótico. Branco com manchas pretas, o gatinho apresenta um marcante desenho no formato de um bigode no rosto. Dócil e carinhoso, o felino é destaque em todos os lugares em que vai. É o que conta sua tutora, a veterinária Andréa Martins Yamasaki. "Ele faz muito sucesso! O pessoal adora o cavanhaque dele", conta aos risos.
A história do SRD, porém, nem sempre foi feliz. Com apenas 20 dias de idade, ele foi encontrado pela equipe da clínica da Dra. Andréa em uma das ruas de Vinhedo. Ele estava junto com seus dois irmãos mamando no peito da mãe morta. "Suspeita-se que a mãe tenha morrido de envenenamento, um problema grave que ocorre com frequência no município", diz a tutora. Os filhotes foram recolhidos para a clínica. "Fiquei com dois. O Zé e uma irmãzinha dele, que já faleceu. O outro filhote foi doado", conta.

Ação solidária na Expo Gatos 2012

A Expo Gatos 2012 foi marcada por uma ação solidária. A entrada no evento custava um pacote de ração, sendo que todo o montante foi destinado à Sociedade Protetora dos Animais de Vinhedo (SOPRAVI). No total foram aproximadamente 900 kg de ração arrecadados.
A presidente da ONG beneficiada, Flávia Bittar, disse que ficou surpresa com a quantidade de alimentos. "Uma parte será destinada à própria ONG, outra será entregue a moradores de Vinhedo que cuidam de muitos gatos. Faremos uma doação também para a ONG campineira ResGatinhos, que está aqui no evento com um estande e, por fim, uma parte trocaremos com um abrigo que oferece lar temporário a animais resgatados por período de estadia", declara.
Flávia conta que Vinhedo sofre mais com o abandono de cães do que de gatos, mas reforça o grave problema que a cidade enfrenta com altos índices de felinos envenenados. "Temos no município um número muito maior de cães nas ruas, talvez pelo número de animais que sobrevivem. Toda as semanas ficamos sabendo de 10 a 15 gatos envenenados e isso acaba diminuindo a população deles. E o mais grave é que raramente ficamos sabendo quem são os responsáveis. Quando temos essa informação, entramos com processo na promotoria por maus-tratos, o que geralmente é um processo demorado e tem pouco efeito, pois a lei é muito branda. Mas é uma coisa que tem que ser feita para que as pessoas entendam que isso é crime", conclui.

Fonte: Agência Notícia Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário